Cultura
Mini seres do Mar na Ecovilla Publicado: 23 Abril 2024 | Última Atualização: 21 Abril 2024

Após o grande sucesso no Carnaval deste ano, o bloco Mini Seres do Mar recebe o convite da Ecovilla para uma única apresentação 

Caranguejos, peixes e peixões; sereias, lagostas e tubarões; pescadores, marinheiros e piratas, se preparem!!! O bloco de carnaval que há oito anos vem fazendo sucesso entre nenéns, crianças e adultos segue desbravando novos mares e em 2024 fará um baile no dia 28 de abril, na Ecovilla, no bairro do Jardim Botânico.

 

O Mini Seres do Mar é um bloco de carnaval infantil que há oito anos espalha música e alegria pela cidade do Rio de Janeiro a partir de canções que falam dos mares e das águas. As músicas fazem parte de um repertório especial voltado para crianças de todas as idades e suas famílias, abarcando diferentes ritmos brasileiros.

 

O bloco tem um perfil essencialmente lúdico e brincante, e inova com uma formação que inclui sanfona e baixo, aliados a diferentes sopros, metais, alfaias, zabumbas e agogôs.

 

A partir da proposta de mostrar o lado mágico e poético dos mares e musical para o universo das crianças e rede de conexões e afetos que elas mobilizam, o bloco se volta para a primeira infância, mas pensa muito também no gosto musical de toda a família, especialmente no gosto das mães e pais que se deliciam com os sucessos e repertório do bloco.

 

Temos a mistura peculiar e original de canções que fazem a alegria dos pequenos como "A Baleia" e "Caranguejo não é peixe" (cancioneiro popular) com canções amadas pelos adultos como “Spyro Gyro“ (Jorge Ben), “Como uma Onda” (Lulu Santos) e “Marinheiro Só” (cancioneiro popular).

 

Abaixo seguem alguns depoimentos de mães, pais e crianças que estiveram no bloco esse ano:

 

“Amamos! Caímos no choro quando tocou “Minha Pequena Eva”, porque foram muitos anos de espera pela minha bebezinha mais linda para levá-la para o carnaval comigo. Valeu Mini Seres do Mar, estava tudo muito lindo e gostoso” – Elisa Madi, moradora de Santa Teresa, no Rio.

 

“Que lindo que foi! Minha filha ama carnaval por causa desse bloco e seus seres” - Janaina Arantes, moradora de Ipanema.

 

“A gente diz que vai para o Mini Seres do Mar ‘só’ para passar a cultura do Carnaval para as crianças (o que já seria muita coisa). Mas só quem estava lá na hora que tocou “Baianidade Nagô” e “Eva” sabe que, na verdade, o motivo principal é a gente se sentir vivo por inteiro e para as crias verem a gente por inteiro” - Mari Seabra, moradora de Laranjeiras.

 

 

Histórico do bloco e Como nasceu o Mini Seres do Mar

 

Produzido por Gisella Cardoso, através da empresa Curimã Filmes e Produções, o bloco possui hoje mais de 30 músicos, 05 pernaltas, 02 brincantes e 02 compositores que assinam a direção musical: Pedro Leal David e Antônio Ziviani.

 

Pedro Leal David toca violino, guitarra e canta. É compositor e produtor de trilha sonora para teatro, cinema e podcast. Autor da trilha original das séries de podcast Praia dos Ossos (2020), Retrato Narrado (2020) e República das Milícias (2021) produzidas pela Rádio Novelo, Revista Piauí e Globoplay. Em teatro, Pedro se destaca como instrumentista nas peças Caranguejo Overdrive (2018) e Guanabara Canibal (2017), da Aquela Cia, nas quais atuou; Apocalipse Naquela Esquina (2016) e Tropical Lynch (2020) da Outra Cia, em que compôs a trilha sonora e fez a direção musical. Recentemente fez o musical infantil Gênesis ou a Invenção do Mundo naquele pátio.

 

Antônio Ziviani é maestro do bloco e toca sanfona, base principal do arranjo das músicas. Graduado em Licenciatura em Música pela Unirio em 2007, é pianista e foi integrante do grupo GNU, dedicado à música clássica. Atua como compositor e arranjador de trilhas sonoras para teatro e já trabalhou com diretores como Joaquim Vicente, Silvia Eleutério e Roberto Alvim. De 2006 a 2016 assinou a direção musical do Ciclo de Leituras Dramaturgia na Academia Brasileira de Letras.

 

O Mini Seres do Mar surgiu em 2016, a partir de uma ideia de apresentação improvisada na festa de um ano do filho de dois de seus integrantes, um casal composto por uma produtora de cinema amante de carnaval e um músico, que na época estava fazendo uma peça com um grupo de amigos. A partir desse primeiro momento casual e improvisado, o bloco se formou e fez a sua estreia na festa de um ano do Caio, que hoje com 8 anos é presidente do bloco, participando também das decisões e escolhas.

 

O primeiro cortejo do Mini Seres do Mar partiu então da frente da tradicional maternidade Perinatal, em Laranjeiras, e seguiu rumo à Rua General Glicério, num desfile pequeno com amigos e alguns moradores curiosos da região. Depois desse momento inaugural, o grupo foi a atração principal do dia dedicado às crianças no Ocupa MINC, no Palácio Capanema. Depois dessas experiências, o cardume foi aumentando. No ano seguinte, o Mini Seres fez seu primeirinho bailinho, que pode ser visto através da filmagem do sucesso "A baleia" nesse link: [Video]

 

Hoje o Mini Seres do Mar é um dos blocos mais esperados e aguardados do carnaval carioca infantil, alcançando centenas de moradores de diferentes bairros, atraindo um público diverso de homens e mulheres com filhos, sobrinhos e netos que possuem uma demanda enorme de programação e que querem cada vez mais ocupar as ruas e programas ao ar livre com os seus pequenos e pequenas.

 

Além do tradicional desfile que acontece todo ano em Laranjeiras, o bloco já se apresentou em diferentes espaços culturais da cidade como o Parque Lage (2018), a Rádio MEC (2018), o MAR - Museu de Arte do Rio (2019), a Marina da Glória – Junta Local (2019), o Circo Voador (2019), o Imperator (2019), a Fundição Progresso (2022), a Praia do Arpoador (2023), além de teatros e espaços do Circuito Sesc, o Centro de Artes da Maré e o espaço do Afroreggae em Vigário Geral.

 

Atualmente o Mini Seres está num rumo de lançar composições próprias. “Há algum tempo temos o desejo de tocar no carnaval uma música de autoria própria e realizarmos oficinas de música e confecção de pequenos adereços marítimos para as crianças, mas precisamos de algum investimento para conseguirmos nos dedicar a contemplar essas ações.”

 

Instagram: @miniseresdomar

 

Ficha técnica

Produção: Gisella Cardoso

Direção Musical: Antonio Ziviani e Pedro Leal David

 

Músicos e artistas brincantes

Antônio Ziviani: Maestro/músico (sanfoneiro)

Pedro Leal: Vocalista e baixista

Caroline Gomes: Vocalista e percussionista (ganzá)

Tais Lara: Percussionista (leves)

Anderson Maia: Percussionista (caxeiro)

Aline Braga: Percussionista (alfaia)

André Vieira: Percussionista (alfaia)

Sabrina de Oliveira: Saxofonista

Débora Alves: Saxofonista

Vitor Davi: Saxofonista

Bruno Marioni: Trompetista

Hubert Áureo: Trombonista

Camille Freitas: Pernalta / brincante

Carolina Andries: Pernalta / brincante

 

Serviço

Apresentação do Mini Seres do Mar

Data: 28 de abril (domingo)

Horário: 11 h

Local: Ecovilla

Endereço: Rua Jardim Botânico, n 1008 - Rio de Janeiro/RJ

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$70 inteira / R$35 meia no site https://www.eventim.com.br/artist/mini-seres-do-mar/