
Museu de Ciências da Terra preserva os registros vivos do patrimônio geológico do país
O acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 236 mil fósseis catalogados.
Destaque para Biblioteca Infantil
O acervo é constituído por livros e histórias em quadrinhos, especialmente sobre ciências da Terra. A biblioteca infantil oferece atividades de contação de histórias, mediação de leitura, desenhos, manuseio de fósseis, rochas e minerais, teatro, quebra-cabeças, fantasias, dentre outras atividades e oficinas que trabalham com a divulgação científica e a formação de leitores de maneira lúdica, através do incentivo à leitura.
A Biblioteca Infantil do Museu de Ciências da Terra também é parte integrante do Projeto Museu em Movimento, projeto de itinerância do Museu que leva parte do seu acervo a instituições, praças e escolas.
ESTRUTURA FÍSICA DO MUSEU: O Palácio da Geologia, onde está instalado o Museu de Ciências da Terra, foi erguido na Praia Vermelha para sediar o Palácio dos Estados em uma exposição nacional de agricultura e indústira em 1908. O prédio do Palácio dos Estados foi o principal pavilhão da exposição, com área de 7.600 m² e 91 salas para uso dos vários estados e de instituições. Em estilo neoclássico, com uma suntuosa escadaria esculpida em gnaisse, conhecido como gnaisse Rio de Janeiro, o edifício se constitui como um notável exemplo da utilização dessa pedra fora da área central do Rio de Janeiro. Possui dezenas de obras de arte, algumas tombadas, e três pinturas de Antônio Parreiras.
Av. Pasteur, 404 - 2º andar
Urca - Rio de Janeiro
GRÁTIS
Horário de Funcionamento:
Quarta a sábado, das 10h às 16h
Contato Geral
Telefone: 21 2546-0257
E-mail: mcter@sgb.gov.br