Museus
Astronomia em Doses Publicado: 29 Junho 2022 | Última Atualização: 29 Junho 2022

MAST apresenta a segunda temporada da série de vídeos mostrando curiosidades de uma família sobre planetas, telescópios.

São cinco novos episódios em curta-metragem,  a serem exibidos a partir de 1º de julho pelo Canal do MAST no YouTube

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), está lançando a segunda temporada da série de vídeos Astronomia em Doses, que retrata o cotidiano de uma família curiosa sobre assuntos astronômicos, como cometas, asteroides, estrelas, planetas e outros objetos celestes. A partir de 1º de julho (próxima sexta-feira), serão exibidos novos cinco episódios em curta-metragem pelo Canal do MAST no YouTube, semanalmente, dando dicas para quem quer observar o céu ou comprar telescópios e sobre exoplanetas (aqueles que ficam fora do nosso sistema solar, também chamados extrassolares).

Elaborados por uma equipe da Coordenação de Educação e Popularização da Ciência (COEDU), os filmes mostram situações em que a jovem Sofia e seu avô Sabino - retratados em desenho animado - querem tirar dúvidas sobre temas astronômicos. É nesse momento que a neta e o avô sentem a necessidade de entrar em contato com o MAST: quando a conexão completa, aparece na tela algum mediador ou mediadora da COEDU para explicar as questões levantadas por eles, avançando um pouco mais no conhecimento sobre o Universo.

Os novos episódios ('Astronomia e Astrologia', 'Dias da Semana', 'Meteoros e Meteoritos', 'Telescópios' e 'Exoplanetas') serão disponibilizados às sextas-feiras no Canal do MAST no YouTube, acessível pelo link https://youtube.com/playlist?list=PLk2-NAaoUZyvTEgDAQYFnxB1ur5ZQRcBl

Na playlist do Canal já estão os episódios 'Buracos Negros', 'O que é preciso para viver em outros planetas?', 'Cruzeiro do Sul e os pontos cardeais' e 'Forma da Terra'.