
O CCBB RJ tem duas exposições permanentes que contam a história do dinheiro e do banco no Brasil.
Programação fixa:
DO SAL AO DIGITAL: O DINHEIRO NA COLEÇÃO BANCO DO BRASIL
- Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil exibe o acervo de numismática do Banco do Brasil e contextualiza histórica, artística e economicamente a trajetória dos meios de pagamento e trocas comerciais desde seus primórdios até os dispositivos digitais.????
- Composta por três núcleos, a mostra reúne mais de 800 moedas e cédulas, mapas, iconografia histórica e obras de arte contemporânea em um ambiente dedicado a aproximar o visitante das complexas relações sociais, políticas e econômicas que envolvem a mediação das trocas entre pessoas, povos e territórios ao longo do tempo.??Saiba mais sobre moedas e cédulas também consultando a classe de Numismática na biblioteca do CCBB Rio de Janeiro.
- Visite a sala “Curiosidades do Sal ao Digital”: Reunimos na última sala da exposição uma mostra sobre itens curiosos do acervo de numismática do Banco do Brasil. Vale a pena conferir e aprender mais sobre o universo das moedas e cédulas. Classificação Indicativa: Livre
O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
- Narrando os 216 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil e Arquivo Histórico, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país.
- São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.
- Há mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.
- Classificação indicativa: livre
BIBLIOTECA
5º andar - Quarta a segunda
Um espaço para pesquisadores e amantes da literatura. Criada em 1931, a biblioteca do Banco do Brasil inicialmente abrigava, em sua maioria, livros técnicos. Com a abertura do CCBB em 1989, o local se tornou uma importante fonte de consulta nas áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais. Hoje, o acervo conta com cerca de 250 mil exemplares, incluindo nacionais e estrangeiros das mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, o espaço oferece sala de leitura com capacidade para 140 pessoas, três salas para obras gerais, sala de referências com enciclopédias e dicionários, sala de literatura infanto-juvenil com mais de 6000 mil exemplares, sala para pequenos leitores e salas com coleções especiais e obras raras. Recentemente foi disponibilizado aos visitantes com deficiência visual um dispositivo inovador que é acoplado a uma espécie de armação de óculos: o OrCam MyEye . Ele é adequado para todas as condições oculares e todos os níveis de perda de visão, com uma tecnologia traduz em áudio todas as informações de texto e imagem contidas nos livros e materiais diversos focalizados pelo usuário, garantindo total autonomia para usufruir de todo o acervo.
Regras de visitação e mais informações em: bibliotecasbb.com.br e/ou biblioteca.ccbbrj@bb.com.br
SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Ingressos:
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Bilhetes e senhas disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura.
Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças). Aos sábados (01, 08, 15 e 22/02), das 8h às 20h.
ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).