Parques
Passeio Ecológico pelo Pantanal Carioca Publicado: 30 Mai 2021 | Última Atualização: 29 Mai 2021

A Rio Ecoesporte e a BarraBalsas desenvolveram o espaço Reserva Caiçara, de onde se embarca para o Passeio Ecológico pelo Pantanal Carioca. 

A proposta é aproximar ainda mais os cariocas da natureza exuberante da cidade. Sempre aos sábados, às 10h, com agendamento prévio pelo telefone 21. 99742.9191.

Localizado na Reserva Caiçara, entre as ilhas 4 e 5 da Praia da Reserva, o passeio é ideal para famílias que desejam fazer uma programação diferente e também para estudantes, interessados em conhecer ainda mais sobre o Meio Ambiente.

A iniciativa é do professor Sérgio Tavares junto ao empresário Alexandre Carneiro que desenvolve outros projetos no local há 20 anos. A dupla convidou para somar forças ao projeto os parceiros SOS Lagoas e o Instituto Jacaré, que cuidam do Centro de Meio Ambiente e passeios ecológicos, comandando a parte educacional dos passeios, assim como outras frentes ambientalistas no local.

Durante o trajeto é possível compreender como o sistema lagunar, tão vital para oxigenação da fauna local, funciona e de como os jacarés se comportam. O passeio ainda proporciona aprender um pouco mais sobre as lagoas que banham a Zona Oeste e a importância de sua preservação, além de fazer com que entendamos mais sobre os animais que habitam o local, como os Jacarés, aves, peixes e capivaras.

No primeiro e terceiro sábado, passeios com o Instituto Jacaré, já no segundo e quarto sábado, o passeio é com o SOS Lagoas.

Alexandre Carneiro conta que a ideia é estimular a integração entre o homem e o meio ambiente através das atividades que o espaço oferece no campo dos esportes, da educação e do lazer. Aprendendo sobre a importância do local. Para ele, quando se desenvolve um vínculo afetivo e de pertencimento ao lugar, o cidadão se transforma em um agente protetor e fiscalizador do ecossistema local.

A iniciativa conta também com ações regulares de monitoramento da área, coordenadas pelo movimento SOS Lagoas, onde os colaboradores e parceiros do espaço fazem vistorias dedicadas à coleta de resíduos na Lagoa e conscientização dos pescadores locais, por exemplo.

E, não para por aí, ainda em março, os empresários lançaram o Ecosafari pela noite, com direito a presenciar o trabalho já existente de catalogação e pesquisa que o instituto Jacaré realiza na Lagoa, desmistificando sobre o animal como predador, e entendendo que seus ataques são por defesa. Os passeios ocorrem sempre na Lua Nova, onde a luminosidade desta fase não atrapalha a identificação dos animais.

Os passeios funcionam com horários agendados e limite de pessoas, respeitando as normas de proteção contra o Covid-19.

Informações:
Data: Sempre aos sábados
Horário: às 10h
Valor o passeio: R$40,
Valor do passeio noturno: R$80
Telefone: 21. 99742.9191

 

O passeio acontece na Reserva Caiçara na Av. Lúcio Costa 13.500