Palavra de especialista
Crianças não precisam de presente, e sim de atenção Publicado: 08 Outubro 2014 | Última Atualização: 06 Outubro 2018

Com a chegada do Dia das Crianças, especialista ressalta a importância de o adulto dedicar seu tempo a elas

Dia 12 de outubro comemora-se o Dia das Crianças, data aguardada por muitas delas desde o início do ano – e muitas vezes não é nem pelos presentes. O Dia da Criança traz consigo o estigma de ser uma data especial para os pequenos, afinal, ele é (ou deveria ser) o dia em que eles serão o centro das atenções das pessoas que mais amam: seus pais ou responsáveis. Independente dos presentes.

João Alexandre Borba, psicólogo e coach, lembra que a data comemorativa deve ir muito além do material. “Brinquedos e presentes são legais, sim. Mas, dedicar o seu tempo para a criança é muito mais valioso. É disso que ela lembrará no futuro: o quão legal e especial foram aqueles momentos”, comenta.

Além disso, o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para o adulto soltar a criança que existe dentro dele. “Esse deve ser encarado como um dia legal para os adultos também. Um dia para se soltar, se libertar. Aproveite para entrar na vida da criança, brincar com ela, sentir-se mais vivo e alegre. Se quiser, use o dia como uma desculpa para soltar-se. No fim, você vai ver que foi a melhor coisa que fez. Você começa com uma desculpa e termina se sentindo muito mais leve” exalta Borba.

O psicólogo comenta que isso acontece porque a criança tem um corpo livre, sem demais restrições. Ela abraça, beija, brinca, sem ficar constrangida. Ela simplesmente faz aquilo o que sente vontade. “Porém, com o passar do tempo o corpo enrijece, o ombro fica tensionado, as pessoas sentem vergonha de se soltarem e, com isso, esquecem que já foram crianças um dia. Por isso, o Dia das Crianças pode ser uma bela desculpa para resgatar aquela criança que existe dentro de você”, relembra Borba.

Para o dia ser um sucesso, o ideal é o adulto enaltecer a criança, mostrar o quão importante ela é – e o quão legal é para o adulto estar ali, dedicando seu tempo a ela. “Deixe, pelo menos por um dia, o trabalho e demais preocupações de lado e dedique-se totalmente ao seu pequeno. Façam um programa legal – e tenha certeza de que ele e você lembrarão para sempre desse momento especial. Depois disso, vocês dois perceberão que o presente material de Dia das Crianças é apenas uma pequena lembrança perto do que o dia realmente pode representar para os pais e filhos. Solte sua criança”, conclui Borba.

João Alexandre Borba é psicólogo e Master Coach Trainer (joao.alexandre@live.com)