Palavra de especialista
Orientação financeira para os pequenos Publicado: 11 Outubro 2015 | Última Atualização: 24 Setembro 2018

Para os pequenos, as datas comemorativas são etapas de descobrimentos sobre o consumo. Por isso, orientar as crianças nesse período é essencial.

Em datas comemorativas, as ações publicitárias se intensificam e as publicações sobre brinquedos, por exemplo, impulsionam o comportamento consumista, principalmente do público infantil. Afinal, as crianças são parte importante do orçamento familiar, uma vez que influenciam, decidindo por produtos, marcas e, até mesmo, o local onde comprar. E por seguirem a postura e o comportamento dos pais, esse é um bom momento para os adultos entrarem em ação.

Para o consultor do site de Educação Financeira do Mercantil do Brasil, Carlos Eduardo Costa, a data simbólica pode ser uma ótima oportunidade para ensinar as crianças algumas lições, que serão levadas para a vida toda: a educação financeira. “Os pais podem aproveitar o Dia das Crianças e iniciar a demonstração do valor e a função do dinheiro. Na primeira infância, de zero aos oito anos de idade, as crianças têm mais facilidade de aprender. Ao integrar os ensinamentos aos hábitos, os pais conseguirão formar adultos mais conscientes e sustentáveis financeiramente”, explica.

E ensinar os pequenos não é tão difícil como parece, uma etapa de cada vez é o necessário para torná-los consumidores conscientes. Costa esclarece que existem quatro pilares na educação financeira: aprender a ganhar, aprender a gastar, aprender a doar e aprender a poupar. Com base nesses preceitos, o consultor criou a série ‘Meu Dinheirinho’, de livros infantis com histórias do cotidiano para auxiliar pais e filhos nas finanças. “Tarefas comuns, como a ida da família a um supermercado, a doação de brinquedos ou guardar moedas no cofrinho, podem trazer grandes ensinamentos”.

E como para as crianças nunca é cedo para começar a aprender, algumas dicas podem facilitar uma nova rotina de educação financeira:

· Ensine as crianças a entenderem a diferença entre necessidade de comprar algo x vontade de comprar.
· A mesada é uma ótima forma de mostrar como administrar seu dinheiro.
· Estimule os pequenos a anotar seus gastos. Assim eles terão controle das próprias finanças.
· Ajude-os a criarem metas. Assim, elas podem ficar norteadas sobre o que irão comprar com o dinheiro poupado. E não deixe de motivá-los.
· Mostre a eles como fazer consumo consciente e o valor das coisas.
· E nunca se esqueça: dê o exemplo. As crianças buscam em seus pais um modelo e inspiração. Tudo começa por você.

Mais informações em: www.mercantildobrasil.com.br/educacaofinanceira