Palavra de especialista
Dicas de como melhorar a relação das crianças com o meio ambiente Publicado: 01 Junho 2021 | Última Atualização: 28 Julho 2021

Especialista Aline de Paes Barros comenta atividades que podem ser benéficas já nos primeiros anos de vida

Preservar o planeta, fazer bom uso da água e aprender a reutilizar materiais, assuntos que tomam conta da rotina da população, ganham cada vez mais força entre as novas gerações. Para a conservação do planeta, nada melhor do que começar cedo. A educação ambiental deve estar presente desde o início da vida da criança. “Na primeira infância a criança desenvolve a percepção do mundo a sua volta, processa informações importantes para seu fortalecimento, quanto mais cedo ensinarmos pequenas atitudes, formaremos cidadãos ainda mais conscientes”, revela a Aline de Paes Barros, diretora do Marista Escola Social Robru.

Preservação nas pequenas atitudes

O exercício de cuidado e preservação com o meio ambiente pode começar com pequenas atitudes de reconhecimento da importância da natureza, do cuidado com a água e com a reciclagem do lixo. “Esses momentos, seja na escola ou em casa, contribuem para que as crianças ainda pequenas conheçam as interações com o meio ambiente, como é importante termos água para todos e espaços verdes e saudáveis para toda sociedade”, explica Aline.

Com objetos, formas variadas, interações com a natureza à sua volta e outras ações, as crianças ainda na primeira infância podem formar consciência ambiental. “Com essas ações desde cedo, eles se sentem parte do mesmo ambiente e desenvolvem uma ligação ainda maior com o planeta, conhecendo as funções que são fundamentais para todas as pessoas e para o nosso bem estar”, reforça Aline.

A especialista dá dicas de como desenvolver a relação com o meio ambiente e seus cuidados. Confira:

Faça brinquedos recicláveis

Muitos dos objetos descartados podem se transformar em brinquedos para as crianças. Ensinar a utilizar pequenos objetos como Garrafa pet e caixa de leite para confecção de brinquedos é uma das formas de mostrar o bom aproveitamento dos itens. Um exemplo de que pequenos elementos podem se transformar em diversão é brincar de bolinha de sabão utilizando a cebolinha, por exemplo, no lugar do canudo plástico. Assim, a brincadeira continua sem itens que prejudicam o meio ambiente.

Doar roupas e brinquedos

Uma das funções da consciência ambiental se relaciona também com os itens que não utilizamos mais, como aquela roupa que não serve, ou aquele brinquedo que já não é tão utilizado e pode ser doado para outra criança. Incentivar esse hábito desde cedo contribui para um planeta mais sustentável.

Cuidado com a água

Desde muito cedo, as crianças aprendem pequenos hábitos de higiene, como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes, por exemplo. Nesse momento é importante observar o uso da água. “Ensinar na primeira infância a importância desse recurso, de como devemos cuidar ao utilizar, é uma das formas de preservação mais importantes”, revela Aline.

Separação do lixo

A preocupação com a separação adequada do lixo avançou muito nos últimos anos, a ideia da separação contribui para o bem estar, e é essencial na hora do descarte. Em casa, uma sugestão é que os pais e responsáveis diferenciem os baldinhos de lixo por cores ou insiram uma marca na sacola para que as crianças entendam corretamente onde destinar.

Interagir com a natureza

Uma boa maneira de entender a preservação é conhecendo ainda mais a natureza. Sempre que possível, brincar e mostrar as folhas e plantas, a importância para a respiração e deixar a criança interagir com o meio ambiente vai proporcionar que ela cuide ainda mais no futuro daquilo que tanto trouxe boas recordações e bons momentos.