Palavra de especialista
Crianças no sol: proteção deve começar desde cedo Publicado: 18 Fevereiro 2022 | Última Atualização: 18 Fevereiro 2022

Especialistas dão dicas para pais darem exemplo e estimular o hábito nos pequenos

Os primeiros meses do ano trazem altas temperaturas e muitos momentos de brincadeira ao ar livre. No entanto, a exposição ao sol pede cuidados para todas as idades e em especial para bebês e crianças, pois têm a pele mais sensível e suscetível a queimaduras. 

Bons hábitos vêm do exemplo

Ensinar, desde cedo, a importância de se proteger do sol é um hábito que vai beneficiar a criança e também reduzir brigas na hora de passar filtro solar ou usar roupas e acessórios adequados. De acordo com Camila Obrezut, auxiliar de Pronto Atendimento do Colégio Marista Pio XII, o ideal é começar dando um bom exemplo: “se o filho observa que os pais usam filtro solar diariamente, ou passam constantemente quando estão na praia por exemplo, vai entender que é um hábito importante a ser seguido”, explica. O mesmo vale para os acessórios, como camisetas com proteção UV, boné ou chapéu e óculos de sol.

Dessa forma, as informações passadas pelos pais ganham reforço por meio do exemplo. Então a dica é: aplicar filtros solares com fator de proteção 30 de 2 em 2 horas quando exposto ao sol; contar com acessórios para proteger o rosto e o corpo e manter o corpo hidratado, seja com água, água de coco ou sucos.

Tempo certo

Apesar da vontade de aproveitar os dias de sol, é importante ficar atento ao relógio. “Preferir o sol da manhã e do fim da tarde é o melhor para a saúde da pele. Evitar a exposição entre 10h e 16h ajuda a prevenir queimaduras e outros problemas de pele”, alerta Silvinha Batista, auxiliar de pronto atendimento do Colégio Marista Pio XII.

De olho no filtro

Para adultos e crianças a recomendação é sempre preferir protetores solares com fator de proteção igual ou superior a 30. Entre os seis meses e dois anos de idade o ideal é usar protetores do tipo físicos, que trazem no rótulo o termo “baby” ou “mineral”. Esses produtos geralmente têm óxido de zinco ou dióxido de titânio que agem como bloqueadores de radiação solar.

 

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.