Palavra de especialista
A importância da leitura na formação das crianças Publicado: 06 Agosto 2014 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Ana Kelly Vasconcellos

O hábito de ler é sem dúvida um dos maiores presentes que uma criança pode receber. A leitura abre inúmeras portas para o desenvolvimento do indivíduo e seus benefícios intelectuais e de apoio ao aprendizado escolar são proporcionais ao prazer de desbravar novos mundos pela imaginação.

Crianças que desde cedo são estimuladas a folhear livros, frequentando livrarias e bibliotecas e desenvolvendo a leitura como parte de sua rotina, naturalmente desenvolvem o prazer pelos livros. Segundo Ana Vasconcellos, educadora e pesquisadora do Instituto Presbiteriano Mackenzie, dentre os muitos pontos que ressaltam a importância da leitura para os alunos estão o desenvolvimento das habilidades de interpretação textual, da escrita e criatividade.

“A criança que lê, possui mais conhecimento do mundo, requisito básico para o desenvolvimento de uma melhor interpretação textual, habilidade fundamental no contexto escolar. Sem a leitura, o desempenho nas demais disciplinas estudadas na escola é comprometido”.

Ressaltando a relevância do desenvolvimento como habilidade proveniente da escrita, a educadora salienta a importância da ampliação do vocabulário. “Quanto mais cedo uma criança escuta palavras de variados campos semânticos e fonéticos, mais repertório ela terá, tanto em suas conversações, quanto nas atividades escolares. Consequentemente, essa criança também terá boas habilidades ortográficas e desenvolverá sua escrita de forma mais completa, uma vez que terá abundância de visualização das palavras e familiaridade com formações textuais adequadas ao padrão normativo da língua”.

A pesquisadora ainda destaca que o desenvolvimento da criatividade é imprescindível, pois por meio da leitura o universo da criança se expande e ganha novas dimensões. “Bons livros estimulam a imaginação, aguçam a atenção aos detalhes das narrativas e ao som rítmico das palavras. Tudo isso gera riqueza de ideias e, portanto, um melhor aproveitamento das atividades escolares” – afirma.

Ana Kelly Vasconcellos já realizou trabalhos comunitários na África, Estados Unidos e Inglaterra. É educadora e pesquisadora do Instituto Presbiteriano Mackenzie.