Cinema
O Estranho Cinema de Tim Burton Publicado: 09 Outubro 2014 | Última Atualização: 14 Setembro 2018

sescA programação contará com filmes, cine concertos, curso sobre a filmografia do diretor e oficinas de stop motion; todas as atividades são gratuitas. Colorido e sombrio, melancólico e cômico. Para explicar um pouco da obra deste cineasta, o Sesc Santana promove, entre outubro e fevereiro de 2015, a mostra "O Estranho Cinema de Tim Burton", com a exibição de 16 filmes - três deles apresentados como Cine Concertos - um curso sobre a filmografia do diretor, um curso prático sobre técnicas de animação e uma oficina de stop motion voltada para o público infantil.

 

Tim Burton é um cineasta norte-americano que é considerado um dos diretores mais inovadores e criativos da atualidade. Seus filmes são caracterizados pela melancolia, humor ácido e ousadia nas apresentações de suas narrativas. Filmes como "Os Fantasmas se Divertem", "Ed Wood", "A Lenda do Cavalheiro sem Cabeça", "Sweenet Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" e "Alice no País das Maravilhas" ganharam em algumas categorias do Oscar. 

Filmes | Terças, às 20h | Teatro | Grátis

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça | 11/11 | 18 anos.
Sleepy Hollow, 2000. Cor, 105 min.
Em 1799 uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito pouco usual de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas | 18/11 | Livre.
Big Fish,  2003. Cor, 125 min.
Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed - já velho -  é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed.

A Noiva Cadáver | 25/11 | Livre.
Corpse Bride, 2005. Cor, 77 min.
Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Entretanto, Victor se casa acidentalmente com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

A Fantástica Fábrica de Chocolate | 02/12 | Livre.
Charlie and the Chocolate Factory, 2005. Cor, 116 min.
Willy Wonka (Johnny Depp) é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras dos chocolates Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet | 09/12 | 16 anos.
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2008. Cor, 116 min.
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Retorna à cidade ávido por vingança usando o nome de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela Sra. Lovett (Helena Bonham Carter). O grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.

As Grandes Aventuras de Pee-Wee | 13/01 | Livre.
Pee-wee's Big Adventure,1985. Cor, 90 min.
O esquisitão Pee-Wee (Paul Reubens) é uma criança presa no corpo de um homem que acaba embarcando na maior aventura da sua vida quando parte em busca do seu bem mais precioso: sua bicicleta. Esta, que fora roubada em plena luz do dia, desapareceu na imensidão dos Estados Unidos, e Pee-Wee vai percorrer o país para tentar achá-la. No meio do caminho ele se depara com pessoas e situações bizarras: motoqueiros, um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso.

Sombras da Noite | 20/01 | 14 anos.
Dark Shadows, 2012. Cor, 116 min.
Joshua (Ivan Kaye) e Naomi Collins (Susanna Cappellaro) deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. Vinte anos depois, Barnabás (Johnny Depp) é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard (Eva Green), sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos. Quando enfim desperta, encontra sua propriedade em ruínas e os poucos familiares ainda vivos escondem segredos uns dos outros.

Frankenweenie | 27/01 | Livre.
Frankenweenie, 2012. Cor, 87 min.
Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas seu melhor amigo volta com hábitos um pouco diferentes.

Batman - O Retorno | 03/02 | Livre.
Batman Returns, 1991. Cor, 126 min.
Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário (Christopher Walken) tenta transformar Pinguim (Danny DeVito), um ser deformado e abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), que tem dupla personalidade. Ambos se tornam verdadeiros pesadelos para Batman.

SERVIÇO: Sesc Santana realiza a mostra "O Estranho Cinema de Tim Burton"
Exibição de filmes: Dias 07, 21 e 28/10/2014; 04, 11, 18 e 25/11/2014; 02 e 09/12/2014; 13, 20 e 27/01/2015; 03/02/2015.
Terças, 20h. Teatro. Grátis. 
Cine Concerto: Dias 14/10/2014, 16/12/2014 e 10/02/2015.
Terças, 20h. Teatro. Grátis.


Cine Concerto
Cine Concerto: Dias 14/10/2014, 16/12/2014 e 10/02/2015.
Terças, 20h. Teatro. Grátis.

Edward mãos de tesoura, com Coletivo Abaetetuba | 14/10 | 14 anos.
Edward Scissor Hands, 1990. Cor, 105 min.
Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor e que  possui apenas enormes lâminas no lugar delas.

O Estranho Mundo de Jack, com Trupe Chá de Boldo | 16/12 | Livre.
The Nightmare Before Christimas, 1993. Cor, 75 min.
Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas Jack se mostra cansado de fazer aquilo repetivamente. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta até encontrar a Cidade do Natal.

Alice no País das Maravilhas, com GEM e Naná Vasconcelos | 10/02 | Livre.
Alice in Wonderland, 2010. Cor, 108 min.
Alice (Mia Wasikowska) é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas (Helena Bonham Carter).


Oficina | Sábados, das 15h às 18h | Internet Livre | Grátis
Animação em stop motion | 11/10 e 20/11. Sábados, às 15h | Livre.
A partir do universo de Tim Burton, essa oficina, voltada ao público infantil, pretende apresentar de modo lúdico e prático as técnicas de animação stop motion. Os participantes serão convidados a modelarem e animarem seus personagens, criando pequenos filmes.

Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Jd. São Paulo
Telefone para informações: (11) 2971-8700
Acesso para deficientes - estacionamento - ar condicionado.
Estacionamento - R$ 7,00 a primeira hora (desconto de 50% para matriculados no Sesc).
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br
Funcionamento da bilheteria do Sesc Santana - de terça a sábado, das 09h às 21h e aos domingos, das 10h às 18h.