Palavra de especialista
5 dicas para estimular seus filhos a falarem inglês Publicado: 11 Outubro 2016 | Última Atualização: 19 Setembro 2018

Crianças têm grande facilidade para aprender um segundo idioma. Quando esta outra língua é o inglês então, existem muitas maneiras de estimular o aprendizado e incentivar as crianças com a prática diária. Quer saber como? Leias estas cinco dicas de Djalma Wanderlei, especialista e advisor da International School, para engajar a garotada em atividades simples do dia a dia, que podem impulsionar muito o aprendizado bilíngue.

Confira:

1.      Estimule a garotada com filmes e programas de TV
Incentive seus filhos a assistir filmes e programas de TV em inglês, sempre que possível. Use as facilidades da TV por assinatura, serviços de streaming e canais na internet. Escolha uma programação bem atraente e adequada para a faixa etária do seu filho e não esqueça de preparar a pipoca. A repetição de palavras e a presença de músicas de fácil memorização são ferramentas poderosas para a internalização e assimilação da língua.

2.      Instigue o gosto musical das crianças
Crianças e adolescentes geralmente são muito musicais. Motive seus filhos a ouvir músicas em inglês, a fim de que eles habituem-se à fonética da língua, melhorando assim a sua habilidade e a compreensão do que está sendo dito. Descubra o gosto musical dos pequenos, crie playlists com suas bandas preferidas. Tem música para todas as idades em serviços de streaming como Deezer e Spotfy, podcasts, vídeos e  canais da internet como o YouTube.

3.      Converse em inglês
Quanto maior o contato com a segunda língua, melhor. Caso algum responsável saiba falar inglês, é uma ótima ideia comunicar-se nesta língua com os filhos, desde que este momento seja confortável para ambos. Lembre-se que a comunicação efetiva estará acontecendo e, paulatinamente, eles sentirão segurança e conforto ao usar a língua inglesa de forma mais precisa.

4.      Divirta-se em inglês
Incentive seus filhos a participarem de eventos paralelos que acontecem em suas escolas. Desse modo, eles poderão usar a língua inglesa fora do ambiente da sala de aula interagindo com outras pessoas e de forma bastante lúdica. Quando possível, participe junto com os pequenos, pois a sua presença nesses eventos pode ajudá-los e motivá-los a “comprar” essa ideia.

5.      Incentive a leitura sempre
O ato de ler abre nossas mentes. É fundamental que a leitura seja um hábito desenvolvido e estimulado desde muito cedo, em qualquer língua! Caso o responsável saiba falar inglês, o incentivo à leitura em uma segunda língua pode acelerar o processo de aquisição de linguagem, mesmo que a criança não saiba ler sozinha.

 

Djalma Wanderlei trabalha na International School (IS), especializada em soluções educacionais voltadas ao ensino bilíngue. A IS é detentora do International School Bilingual Program que atende a crescente demanda do mercado, suprindo a necessidade de instituições de ensino, pais e alunos. Criadora de um modelo inédito de internacionalização para escolas, que oferece ensino bilíngue desde o Ensino Infantil até o ensino Fundamental II, a IS também se destaca por ser o primeiro programa de educação bilíngue a utilizar kits LEGO® Education como parte de seu programa bilíngue. Para promover o aprendizado da segunda língua e o desenvolvimento integral de crianças e jovens, a IS utiliza uma abordagem metodológica baseada no conceito “aprender fazendo”, empregando técnicas inovadoras de ensino de conteúdos, princípios e valores por meio da língua inglesa. Como grande diferencial, a International School aposta no uso pedagógico de ferramentas tecnológicas como games, robótica e óculos de realidade virtual. Tais recursos complementam de forma motivadora e lúdica o processo de ensino-aprendizagem de inglês.