Museus
Carnaval no Museu do Pontal |

Orquestra Circônica, mulheres bate-bolas e bailinhos para bebês estão entre os destaques da programação especial de fevereiro

Prepare a fantasia, o confete e a serpentina! Até o fim de fevereiro, o Museu do Pontal vai realizar 17 bailinhos de Carnaval, cortejos e oficinas, sempre aos sábados e domingos (dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de fevereiro). Tem bailinho dedicado aos bebês, cortejos com marchinhas e ritmos do Carnaval de todo o país e oficinas práticas para quem quer se preparar para a festa e fazer os seus próprios adereços. Tudo de graça! Alegria é o que não vai faltar! 

Neste sábado (7), às 10h, o grupo de bate-bolas feminino Brilhetes de Anchieta vai comandar uma Oficina de Máscaras de Bate-bola. O encontro celebra a tradição do Carnaval de rua carioca e incentiva cada participante a desenvolver sua própria máscara. Às 11h, a Orquestra Circônica, formada por músicos e artistas circenses, faz um cortejo ao som de temas circense e de desenho animado, trilhas de filmes e marchinhas de Carnaval. Bate-bolas do grupo Brilhetes de Anchieta vão performar junto com a orquestra. Às 16h, há o Cortejinho por um Dia e Bailinho, uma aula lúdica com os artistas Carol Passarinha, Zeza Barral e Yuri Mello sobre a história afro-brasileira dos ritmos tocados na festa carioca. A programação conta, ainda, com bailinho promovido pelos arte-educadores do Museu. 

No domingo (8), o projeto Bebês no Museu do Pontal terá edição especial de Carnaval, com sessões às 10h, 11h e 12h. Bebês de seis meses a três anos terão a oportunidade de participar de seu primeiro bailinho, especialmente desenvolvido para essa faixa etária. Das 15h às 18h, as recreadoras Grila e Gebara vão animar os pequenos com brincadeiras e uma oficina de birutas. Às 16h, o bloco Capivaras Molhadas entra em cena com um repertório de marchinhas, sambas, frevos e ritmos nordestinos.

Confira a programação completa:

07/02 – Sábado

10h – Oficina de máscaras de bate-bola – A oficina é uma imersão cultural que explora a rica tradição do carnaval de rua carioca. Através de técnicas de pintura, colagem e modelagem, cada participante poderá criar sua própria máscara personalizada. A atividade é comandada pelo grupo Brilhetes de Anchieta, formado apenas por mulheres.

11h - Cortejo da Orquestra Circônica – A banda fará um cortejo carnavalesco pelo Museu. O repertório é composto por clássicos de circo, músicas de desenho animado, temas de jazz, trilhas de filmes de Charlie Chaplin, Edith Piaf, Dick Tale, misturado ao clima das tradicionais marchinhas de carnaval. A banda também realiza números circenses em seu espetáculo. Bate-bolas do grupo Brilhetes de Anchieta vão performar junto com a orquestra.

16h – Cortejinho por um Dia e Bailinho – Aula realizada pelo projeto lúdico e formativo desenvolvido pelos artistas Carol Passarinha, Zeza Barral e Yuri Mello para o público infanto-juvenil e famílias, sobre a base percussiva e a história afro-brasileira de ritmos tocados no Carnaval de rua carioca. Haverá, ainda, bailinho com os arte-educadores do Museu.
 

08/02 – Domingo

Sessões às 10h, 11h e 12h - Bebês no Museu do Pontal – Especial Carnaval – Bailinho para bebês de 6 meses a 3 anos, com atividades lúdicas realizadas pelos arte-educadores do Museu. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação.

15h-18h – Balbúrdia Brinca – As recreadoras Grila e Gebara vão desenvolver oficina de birutas e brincadeiras para os pequenos durante o desfile do Capivaras Molhadas.

16h – Capivaras molhadas – O bloco do Recreio do Bandeirantes leva para o público a energia contagiante do Neofanfarrismo — movimento que reinventa as fanfarras de rua com um toque contemporâneo, muita cor e participação coletiva. No repertório, marchinhas clássicas ganham novos arranjos ao lado de sambas, frevos e ritmos nordestinos, tudo executado ao vivo com sopros, percussão e muita animação.
 

14/02 – Sábado

10h – Bloco dos Bichos – Bailinho carnavalesco infantil. Cada integrante da banda vai fantasiado de um bicho diferente e o repertório musical focará em bichos, carnaval e clássicos infantis.

15h – Maquiagem Artística de Carnaval – Quer se preparar para a festa? A maquiadora Janine Carvalho vai desenvolver maquiagens lúdicas nos foliões mirins. Toda a maquiagem utilizada é própria para a pele das crianças.

16h – Cordão da Bola Laranja – Fundado em 2016, em Campo Grande, o bloco conta com músicos de sopro, como trompetistas, trombonistas, saxofonistas e flautistas, e percussionistas. No repertório, famosas marchinhas e sambas carnavalescos.

15/02 – Domingo

Sessões às 10h, 11h e 12h - Bebês no Museu do Pontal – Especial Carnaval – Bailinho para bebês de 6 meses a 3 anos, com atividades lúdicas realizadas pelos arte-educadores do Museu. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação

15h – Maquiagem Artística de Carnaval – A maquiadora Janine Carvalho vai desenvolver maquiagens lúdicas nos foliões. Toda a maquiagem utilizada é própria para a pele das crianças.

16h – Bailinho de Carnaval do Quintal Mágico – Formado por Bethi Albano, Lars Hokerberg, Dudu Godói, Gaia Sanvicente e com participação de Maria Clara, o grupo apresenta um repertório com música de raiz brasileira, com cacuriás, cocos, carimbós, baiões, cirandas e canções infantis. Marchinhas, brincadeiras e danças vão animar os foliões.

 21/02 – Sábado

15h – Oficina Musical Popular Recicla Som – Os arte-educadores do Museu vão ministrar uma oficina de confecção de instrumentos musicais utilizando garrafas PET. Em seguida, utilizarão os instrumentos confeccionados para reger uma orquestra rítmica, com músicas de carnaval, canto e percussão corporal.

16h – Bailinho do Pererê – Espetáculo cênico-musical dedicado às crianças. No repertório, músicas autorais e da cultura popular brasileira. O grupo Samba do Pererê, composto por artistas polifônicos, ainda realiza brincadeiras com o público.


22/02 – Domingo

Sessões às 10h, 11h - Bebês no Museu do Pontal – Especial Carnaval – Bailinho para bebês de 6 meses a 3 anos, com atividades lúdicas realizadas pelos arte-educadores do Museu. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação

16h – Bailinho do Violúdico – A banda de Niterói preparou um bailinho muito interativo para a família, onde o público terá contato com marchinhas de carnaval. Para os pequenos, coreografias e brincadeiras.


E AINDA:
Visita Musicada – Sábados e domingos, às 11h e às 15h.
Os arte-educadores da instituição convidam os visitantes a uma viagem cultural, utilizando a música como elemento chave de condução do grupo pelo acervo.

Baú de brinquedos populares - Sábados e domingos, às 12h e às 17h.
Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, no jardim do museu.

Exposições em cartaz
Festas, Sambas e Outros Carnavais; Sérgio Vidal: nas batucadas da vida (até junho de 2026); Ocupação Naná Vasconcelos (até março de 2026); Novos Ares: Museu do Pontal; Poéticas da Criação; José Bezerra e Artistas do Vale do Catimbau.

Museu do Pontal - Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). museudopontal.org.br/.
Todas as atividades do museu são gratuitas e estão sujeitas a lotação.