Livros
Semana do Meio Ambiente com Dinda na Estante Publicado: 31 Mai 2021 | Última Atualização: 26 Mai 2021

A Dinda dá algumas dicas de livros para ajudar na tarefa de conscientizar a criança sobre o tema e a importância dos atos a favor da preservação ambiental. 

A Semana do Meio Ambiente existe para que o mundo intensifique a luta pelo Planeta. Que tal começar a moldar um cidadão consciente do dever de conservar a natureza?

A Febre do Planeta: A Preocupação com o Meio Ambiente - A partir de uma “guerra de lixo” que emporcalha o pátio da escola, a diretora Guga inicia uma campanha em favor do meio ambiente. A ação mobiliza a escola e a comunidade para a conscientização ambiental. Eles fundam uma entidade para liderar movimentos de atuação na escola e no bairro.

E a Terra Escreveu uma Carta... - Poderia ser por meio de trovões ou tempestades, mas a Terra preferiu mandar uma carta contando à humanidade o que está se passando com ela. Numa relação empática e de proximidade com cada ser humano, a Mãe Terra pede socorro entoando 100 verbos que precisam ser utilizados na prática. É claro que uma carta assim não poderia ficar sem resposta: a professora Carol, do 4º ano do Colégio Galáxia do Saber, tranquiliza a Terra contando-lhe sobre o que seus alunos estão fazendo.

Faço a minha parte - Uma gota no oceano é mais do que nenhuma. Concorda? Esse livro de imagens não precisou de palavras para dar o recado sobre consciência social e sustentabilidade. Um convite a reflexão sobre a importância de cada um fazer a sua parte na sociedade para que tenhamos um mundo melhor. O uso das imagens para informar e contar histórias vem de longa data, desde a pré-história, com registros de milênios em cavernas espalhadas pelo mundo. Atualmente, livros de imagens na literatura infantil tem contribuído para o fomento da leitura e da formação literária de crianças e jovens.

Antes que a Terra Fuja - Neste livro, a Terra poluída e queimada não aguenta mais ser maltratada e quer fugir. Ela convida a Lua para ir junto. Em uma aventura de poesia e fantasia, pretende ensinar ao pequeno leitor sobre o meio em que vive, o ar que respira, sobre a Arca de Noé, os dinossauros e até sobre os astronautas.

Eu fecho a torneira - A coleção Com os Pés no Chão (selo Girafinha) trata, em quatro volumes, de temas fundamentais para a educação ambiental: preservação de animais e plantas, economia de água, economia de energia elétrica e a reciclagem de lixo.A obra Eu fecho a torneira, segundo livro, trata da economia de água e apresenta informações sobre este recurso natural, mostrando quais ações levam à poluição ou ao desperdício e concluindo com dicas bem-humoradas de como adquirir bons hábitos para economizar a água.

Para comprar, basta clicar nas figuras abaixo: