Livros
Mais dicas de livros sobre meio ambiente Publicado: 05 Junho 2021 | Última Atualização: 26 Mai 2021

Preservar a natureza e o sofrimento causado pelo homem no planeta são mensagens dos livros que tratam sobre a questão do meio ambiente para crianças. A Dinda fez uma seleção especial para esta data.

A última árvore do mundo - Um dia, uma árvore se vê sozinha no mundo. Mas, nem por isso deixa de seguir em frente com sua vida. Ela continua a dar frutos, flores e abrigo a todos que vivem em sua volta. Uma história poética e delicada, capaz de encantar as crianças.

Se eu fosse uma árvore - E se eu fosse... um pássaro, uma flor, um riacho? Com muita delicadeza, este livro transforma o leitor em uma árvore. Uma árvore maluca, é verdade, mas também muito bonita e acolhedora. Vale a pena deixar de ser gente um pouquinho, para atrair passarinhos e ter sementes que voam até alto-mar. Afinal, mesmo tendo de enfrentar o inverno, uma árvore passa também pela primavera. E é muito gostoso deixar tudo ao nosso redor mais vivaz e alegre.

Uma Árvore - 
Alina decidiu plantar uma árvore e tudo começou a mudar. Às vezes uma pequena decisão é suficiente para transformar tudo que nos rodeia.

O menino do dedo verde - 
Um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo. Era uma vez Tistu...Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu.O menino do dedo verde encanta gerações de leitores no Brasil e no mundo, há pelo menos cinco décadas, com a mensagem de esperança do menino que transforma tudo o que toca. A mágica história de Tistu, garoto com raro poder de semear o bem por onde passa, é uma aventura fantástica com final singelo e extraordinário.

Um dia, um rio - 
Um dia, um rio é um lamento, um grito de socorro tardio de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas e as vidas que abriga. O livro traz a fala doce e amargurada de um rio que perdeu sua vocação e sua voz e por isso lamenta sua sina como se cantasse uma triste modinha de viola, recordando o tempo em que alimentava de vida seu leito, suas margens e as regiões por onde passava. Com lirismo e contundência, dialoga sobre o desastre ambiental que abalou a Bacia do Rio Doce, em 2015. O mesmo trágico destino que segue destruindo a vida de muitos rios brasileiros.