Livros
Tucumã, de Lucia Morais Tucuju Publicado: 20 Janeiro 2022 | Última Atualização: 20 Janeiro 2022

Com prefácio do filósofo e escritor Daniel Munduruku, “Tucumã” é um mergulho poético pela cultura e paisagem da Amazônia.

Resgatando as origens de Lucia Morais Tucuju, oriunda da etnia Kumarumã, de Macapá, Amapá, o livro traz poesias que enaltecem os povos indígenas e falam das belezas, dos animais, das lendas e da vegetação da região amazônica. A inspiração da autora foram as histórias que ela sempre ouvia da sua avó, Ana Maria, na beira do rio, debaixo do mosquiteiro, na roça. “Este livro é um sonho realizado. Ele traz todo o sabor e o cheiro da minha infância, das histórias que a minha avó contava, e que agora, viraram poesia”, explica Lucia.

“Tucumã” tem poesias que falam das lendas do Norte, como a matinta pereira. Tem poesias que falam dos movimentos da natureza, como a piracema, palavra que vem do tupi e que significa “a subida dos peixes”. Tem ainda poesias que falam dos animais, como o bem-te-vi, o tucunaré e a piaba, numa leitura que vai aquecer a imaginação dos pequenos com poemas que trazem a essência do Norte do país.

“Nós, os povos originários, temos um elo com a natureza. É parte da nossa cultura. Neste livro, tento passar isso às crianças, aos educadores, aos pais, e a seja lá quem estiver comigo. Outro recado importante é o cuidado com a natureza e com a vida. Os povos indígenas lutam por isso e transformar esta luta em poesia também é resistência. É continuar o nosso legado”, afirma Lucia, graduada em Pedagogia, com pós em Psicopedagogia e pós em Literatura Infantil e Juvenil e que mora no Rio de Janeiro há 22 anos.

“TUCUMÔ
De Lucia Morais Tucuju
Ilustrações de Adilson Dias
Páginas Editora
Produção: Ganzá Produções
24 páginas
R$30

SERVIÇO - LANÇAMENTO:
Lançamento “Escadarias” e “Tucumã”
Data: 25 de janeiro de 2021
Local: Livraria da Travessa - Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo, RJ.
Horário: 19h
Gratuito. Livre.
Com contação de histórias e leituras com as autoras Lucia Morais Tucuju e Arlene Costa