Livros
Escadarias, de Arlene Costa Publicado: 20 Janeiro 2022 | Última Atualização: 20 Janeiro 2022

Com leveza e delicadeza, em “Escadarias”, Arlene Costa leva os pequenos leitores numa viagem pelos degraus do universo peculiar das favelas cariocas.

Falando das alegrias, do povo, da música, mas também dos problemas e das dores do morador da comunidade, a autora, que vive na Fazenda Botafogo, em Coelho Neto, traduz por meio de singelos poemas sua vivência nas favelas e todo o aprendizado que plantou e colheu nesses lugares, no comando da “Pequenalegria”.

“Certa vez, lá nos Cabritos, no Morro dos Tabajaras, contávamos histórias para crianças e fiz uma pergunta a uma delas: ‘e se um rei chegasse aqui, agora, o que você faria?’. Ela me disse: ‘eu ia pedir para saber ler que nem você’. Isso é emocionante. Esse livro é o fruto das minhas andanças pelas favelas, semeando a leitura e conhecendo vidas e sonhos”, conta Arlene Costa, que é cearense, radicada no Rio de Janeiro.

O samba não poderia ficar de fora e aparece nas poesias “Mangueira” e “Carnaval”, esta última, uma homenagem à Portela querida de Arlene. Já a dificuldade de ser mãe e criar filhos na comunidade aparece em “Hortência”. Em “Clara”, a autora traz à tona sua admiração pela história da bailarina que nasce numa comunidade e que, após muita luta, chega ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“O sonho não pode morrer, ele tem que estar vivo dentro de nós. E tem sonho na favela, tem sonho aqui para ser realizado. Essa é uma das lições que quero mostrar no livro. Por mais que a realidade seja dura, o sonho não é impossível”, diz a autora, que com a obra, quer trazer o protagonismo para as comunidades cariocas, fazendo com que as crianças se sintam representadas e também vejam sua realidade de um jeito diferente.

O prefácio de “Escadarias” é assinado pelo escritor responsável por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão, Otávio Júnior, que elogia a obra: “Uma poesia voadora e encantadora, inspirada nas vivências das favelas cariocas, nas suas andanças, nas suas amizades, no seu amor pelo livro e pela leitura”.

Autora:
Arlene é atuante na Educação e criadora, há 15 anos, o projeto de incentivo à leitura "Pequenalegria", que leva literatura a comunidades, periferias, escolas, pontos de moto-táxi, salões de beleza e diversos outros lugares em favelas e periferias do Rio de Janeiro. Agora, finalmente elas transformaram o sonho de escrever um livro em realidade. 

FICHA TÉCNICA:
“ESCADARIAS”
De Arlene Costa
Ilustrações de Adilson Dias
Páginas Editora
Produção: Ganzá Produções
24 páginas
R$ 30

SERVIÇO - LANÇAMENTO:
Lançamento “Escadarias” e “Tucumã”
Data: 25 de janeiro de 2021
Local: Livraria da Travessa - Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo, RJ.
Horário: 19h
Gratuito. Livre.
Com contação de histórias e leituras com as autoras Lucia Morais Tucuju e Arlene Costa