Livros
Livro " Abecedário Afro de Poesia" Publicado: 23 Novembro 2023 | Última Atualização: 23 Novembro 2023

Confira uma ótima opção de livro para o Dia da Consciência Negra!  O título aborda personalidades negras de extrema relevância no país e a importância de valorizar a cultura afro-brasileira. "Abecedário Afro de Poesia" é uma excelente maneira de colocar seu filho em contato com a diversidade!

Na próxima segunda-feira (20) comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data faz memória de Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo, assassinado em 20 de novembro de 1695, em virtude de suas inúmeras lutas em defesa da liberdade, expressão e pelo fim da escravidão.

Ao celebrar esta data, somos chamados a refletir sobre o papel do negro na sociedade, a discriminação racial que ainda existe no Brasil e no mundo e as consequências do racismo. O Dia da Consciência Negra ressalta a influência dos negros na cultura brasileira, assim como suas inúmeras conquistas no decorrer da história.

Para trabalhar o tema com as crianças e adolescentes, a PAULUS Editora indica abaixo o livro "Abecedário Afro de Poesias", que fala sobre personalidades negras de extrema relevância no país e que abordam sobre a importância de valorizar a cultura afro-brasileira, cultura viva e presente no cotidiano de muitos brasileiros. Confira!

 

SOBRE O LIVRO:

O abará, em grandes porções, já estava num tacho bem grande. O acarajé, recém-saído da fervura, ocupava uma travessa que dava gosto! Estes trechos revelam diversas palavras que descendem da cultura africana. Ao abrir as páginas de Abecedário afro de poesia, o leitor encontrará muitas outras que descendem da cultura africana, de A a Z. No final do livro há um glossário com a relação dos termos afros citados durante o texto e seus respectivos significados. Esta publicação irá proporcionar às crianças e leitores de todas as idades o conhecimento de muitas palavras novas, além de incentivar reflexões a respeito da diversidade cultural, inclusão social, racismo e tolerância.

Escrito por Silvio Costta, o livro nasceu a partir de uma visita ao Museu de Cultura Afro em São Paulo, localizado no Parque do Ibirapuera, onde o autor se sentiu fascinado pelo que viu. “Fiz uma pesquisa e percebi que tinha em mãos uma ideia nova a ser trabalhada por conta das influências e do porquê de nossa cultura ser tão rica no que diz respeito à literatura, modos de vida, culinária e outros aspectos”, conta.

Além de proporcionar às crianças o conhecimento de muitas palavras novas, este trabalho incentiva reflexões a respeito da diversidade cultural, inclusão social, racismo e tolerância. “Funciona como tema transversal dentro dos parâmetros que se tornaram paradigmas na história do Brasil. Nosso país é tão complexo, repleto de diferenças, e, ao mesmo tempo, paradoxal nas discussões sobre o tema. Sempre é bom propor debates por outro ponto de vista. Neste caso, o da colaboração e da influência que a riqueza cultural africana exerce – de modo positivo – em nossas vidas”, complementa o autor.

As ilustrações, repletas de cores e formatos, são fiéis à leveza que o texto exige, conferindo ainda mais graça e diversão para o leitor. Ao final, há um glossário com a relação dos termos afros citados durante o texto e seus respectivos significados.